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Teatro em São Paulo: 10 peças que estreiam este mês

Mês de férias, janeiro será um período de muitas estreias teatrais em São Paulo. Desde musicais, monólogos até encenações com grande elenco, a agenda dos palcos vai iniciar o ano com espetáculos para todos os gostos, incluindo a reabertura de espaços, como o Teatro Jaraguá, que agora retorna como Teatro-D-Jaraguá. Confira abaixo 10 estreias para ficar de olho:

Balada Acima do Abismo

No próximo aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, o Teatro-D-Jaraguá será palco da estreia nacional de Balada Acima do AbismoProtagonizado por Maria Fernanda Cândido e criado a partir de diversos textos de Clarice Lispector, o espetáculo passeia pelo universo literário da escritora mesclando elementos cênicos e musicais. No palco, momentos emblemáticos da vida e da obra de Clarice dialogam com grandes obras do repertório para piano, interpretadas ao vivo pela premiada pianista Sonia Rubinsky. Para mais informações, acesse o site.

Visitando o Sr. Green

Texto que ficou marcado nacionalmente pela encenação de Paulo Autran e recentemente por Sérgio Mamberti, Visitando o Sr. Green retorna agora com Elias Andreato e Johnny Massaro nos papéis principais. Em cartaz a partir de 18 de janeiro no Teatro Renaissance, a peça narra um pequeno acidente de trânsito que provocando a aproximação entre o Sr Green, um velho e solitário judeu ortodoxo, e Ross, um jovem executivo de 29 anos. Durante a convivência, eles superam preconceitos e descobrem novas perspectivas sobre a vida e suas próprias identidades. Para mais informações, acesse o site.

O Figurante

Também em cartaz no Teatro Renaissance, O Figurante traz Mateus Solano no papel de Augusto, um figurante que luta para encontrar a si próprio em meio a uma rotina pobre de sentido, que o mantém num lugar muito aquém da sua potência como ser humano. O espetáculo reflete sobre a dificuldade de se conectar com a própria essência e sobre os desafios de assumir o controle da própria narrativa. Para mais informações, acesse o site.

Um Grito Parado No Ar

Texto de Gianfrancesco Guarnieri, Um Grito Parado no Ar retorna após sua estreia em 1973. Com estreia marcada para 17 de janeiro no Sesc Bom Retiro, o espetáculo é apresentado pelo elenco do Teatro do Osso e acompanha um grupo de artistas que se prepara para uma apresentação com apenas dez dias até a estreia. Enquanto enfrentam pressões externas, como dívidas e limitações financeiras, a narrativa reflete sobre a vulnerabilidade e a resistência da arte em tempos adversos. Para mais informações, acesse o site.

Finlândia

Montagem dirigida por Pedro Granato, Finlândia chega ao Teatro Vivo no dia 22. Estrelada por Paula Cohen e Jiddu Pinheiro, a peça parte da premissa de um casal partido tentando estabelecer um diálogo. Numa narrativa pertinente para os tempos atuais, a peça emerge das complexidades e desafios emocionais enfrentados por um casal em crise. A mudança estrutural de papéis entre homens e mulheres dentro de uma relação nas últimas décadas, as responsabilidades de cada um na criação de uma filha e a relação com seus trabalhos colocam essa discussão de casal em compasso com temas contemporâneos urgentes. Para mais informações, acesse o site.

Duas Irmãs & Um Casamento

Em Duas Irmãs & Um Casamento, que estreia no próximo dia 15 no Teatro Faap, o público acompanhará o reencontro de duas irmãs, Catarina (Maitê Proença) e Rosa (Debora Olivieri), ambas na faixa dos 60 anos, que se reúnem em uma pitoresca casa de campo para organizar um casamento. Catarina (Maitê Proença), sofisticada e bem-sucedida, enfrenta os desafios de múltiplos divórcios, enquanto Rosa (Debora Olivieri), solteira e independente, traz uma perspectiva não convencional à sua vida. Juntas, elas relembram o passado e confrontam seus medos e anseios, através de confissões hilariantes e memórias evocadas, trazendo uma mensagem de esperança e celebração da vida. A narrativa é repleta de risos, memórias e uma pitada de loucura. Para mais informações, acesse o site.

Uma Ideia Genial

A estreia da peça acontece no dia 24 no Teatro Procópio Ferreira. Vencedora de dois prêmios Molière em 2003, incluindo o de Melhor Comédia, e fenômeno de público em Paris, Uma Ideia Genial, escrita por Sébastien Castro, marca a volta do ator Cássio Gabus Mendes ao teatro, depois de 30 anos. Trata-se de uma comédia delirante que explora coincidências absurdas e o poder do ciúme. Além do ator,  Zezeh Barbosa, Ary França e Suzy Rego completam o elenco. Para mais informações, acesse o site.

Eu Sou Hamlet

Após temporada no Rio de Janeiro, com indicações a prêmios, o monólogo Eu sou um Hamlet faz sua estreia em São Paulo, trazendo Rodrigo França no papel do icônico personagem de Shakespeare. A temporada começa no auditório do Sesc Pinheiros. Sob a direção de Fernando Philbert, o espetáculo oferece uma releitura contemporânea da obra do bardo, com tradução assinada por Aderbal Freire-Filho, Wagner Moura e Barbara Harrington. Para mais informações, acesse o site.

Nossa História com Chico Buarque

Depois da bem-sucedida estreia carioca, o musical Nossa História com Chico Buarque, dos premiados Vinicius Calderoni e Rafael Gomes, que também assina a direção, desembarca em São Paulo para uma temporada a partir de 30 de janeiro no Teatro Paulo Autran, também no Sesc Pinheiros. O texto inédito é assinado por Rafael com Vinicius Calderoni, seu parceiro em diversos projetos, e narra a saga de alguns personagens de duas famílias cariocas ao longo de três gerações, como em um épico íntimo. Para mais informações, acesse o site.

O Jardim das Cerejeiras

O Sesc Consolação abre sua programação de 2025 com uma nova montagem de O Jardim das Cerejeiras, que estreia em 18 de janeiro. Escrita por Anton Tchekhov, a peça, encenada pela Companhia da Memória, retrata as mudanças sociais da Rússia do final do século XIX por meio da história de uma família aristocrática às voltas com a possível perda de seu icônico jardim de cerejeiras. A montagem propõe uma experiência diferenciada ao utilizar uma passarela que atravessa a plateia, aproximando público e atores. A cenografia, assinada por André Cortez, dialoga com o conceito de “rua” de Lina Bo Bardi, refletindo as interações sociais presentes na obra. Para mais informações, acesse o site.

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