Destaque, Literatura - Nova cartilha em quadrinhos revisita a história constitucional sob olhar feminista negro
DestaqueLiteratura

Nova cartilha em quadrinhos revisita a história constitucional sob olhar feminista negro

Ao longo da história, as Constituições brasileiras moldaram os rumos políticos e sociais do país, mas nem sempre garantiram cidadania plena para todas e todos. Foi pensando nesse desafio que surgiu a cartilha em quadrinhos “Gira Jurídica: Mulheres Refletem sobre a Constituição”, uma obra que aproxima o estudo constitucional das juventudes e das periferias, traduzindo temas complexos em linguagem acessível e crítica.

Produzida por Astrogilda Pereira e Kaká Palacio, a publicação percorre a trajetória das constituições nacionais, do período colonial à atualidade, evidenciando como direitos foram negados a populações negras, indígenas e empobrecidas. Ao mesmo tempo, resgata figuras históricas como Maria Felipa, reforçando que conquistas são fruto da luta coletiva e não concessões do Estado.

Com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e projeto editorial da Editora FALA, a cartilha se consolida como ferramenta de educação popular e formação política. Mais do que informar, convida à reflexão crítica e à ação, fortalecendo uma consciência cidadã ativa e comprometida com democracia e justiça social. O material está disponível gratuitamente para download no site da Fundação Rosa Luxemburgo.

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Pensativo
0
Divertido
0

More in:Destaque