Jefferson Del Rios resgata Athos Abramo do ostracismo em biografia inédita
Pioneiro da crítica teatral brasileira, Athos Abramo padece de aclamação popular se comparado com outros mestres como Sábato Magaldi e Décio de Almeida Prado, mas se depender do jornalista e também crítico teatral Jefferson Del Rios, os dias de esquecimento de Abramo estão contados. Na próxima quinta-feira (19), às 19h00, o autor lança na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, a biografia “Athos Abramo – o Crítico Reencontrado”, idealizada em parceria com Alcione Abramo, filha do homenageado
Em 186 páginas a dupla reúne não somente a trajetória de Athos e de sua família, que durante décadas influenciou a arte, política e imprensa brasileira – mas a obra também traz alguns dos principais textos do crítico de teatro que trabalhou em importantes veículos de comunicação como a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
“Os integrantes da família Abramo sempre foram discretos quanto à vida pessoal. Trabalhei, contratado, treze anos no jornal Folha de S. Paulo, e mais cinco como colaborador. Cláudio Abramo, ao me convidar para ser crítico teatral, não me disse ser irmão de Athos Abramo. Perseu Abramo, sobrinho de Cláudio e editor de Educação, não mencionou ser filho de Athos. Só em conversas com Lélia Abramo, tomei conhecimento do grupo amador ítalo-brasileiro I Guitti, e surgiu o nome de Athos Abramo”, relata Del Rios em nota enviada à imprensa.
Ficha Técnica
Livro: “Athos Abramo: o crítico reencontrado”.
Organização: Alcione Abramo e Jfferson Del Rios.
Lançamento: 19/01/2023. SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt
ISBN: 978-65-84800-05-2.
Edição: Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Itaú Cultural e Editora Giostri.
Preço: R$ 30,00.
Coordenação Editorial | Selo Lucias – Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles.
Direção geral e curadoria do projeto – Ivam Cabral.
Produção executiva – Elen Londero e Joaquim Gama.
Assistente de produção – Gustavo Ferreira.
Edição dos textos – Marcio Aquiles.
Revisão – Jorge Emil.
Capa – Tomaz Alencar.